Cerca de três centenas de pessoas assistiram no passado dia 17 de Novembro, Sábado, à sessão solene de abertura das comemorações do Bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro, que teve lugar na Quinta do Sanguinhal, no Bombarral.
Num evento cheio de simbolismo, um dos pontos altos desta sessão foi sem dúvida o apontamento histórico do Coronel Américo Henriques, que no final da sua intervenção foi aplaudido, de pé, durante largos minutos por todos os presentes.
Através das suas palavras, o Coronel fez-nos viajar até ao ano em que tudo começou, dando-nos conta, ao pormenor, de todos os factos que ocorreram até à derrota das tropas francesas. O relato foi feito de forma tão detalhada que, em determinados momentos, quase que parecia estarmos no meio da batalha com soldados ingleses de um lado e soldados franceses do outro.
Antes deste apontamento histórico, os presentes tiveram ainda oportunidade de escutar alguns poemas escolhidos por Adriana Nogueira, poemas que nos falaram de guerras e batalhas mas também de coragem e de paz. Manuel Alegre e Luís de Camões foram dois dos poetas focados pela interveniente.
As outras duas intervenções da tarde, pertenceram aos presidentes dos Municípios do Bombarral e da Lourinhã que, ao salientar a parceria entre as duas autarquias, recordaram os principais objectivos destas comemorações.
A sessão solene contou ainda com dois momentos musicais dedicados à Paz, a cargo do grupo coral “In Vita Musica”, do Bombarral.
Também neste dia foi inaugurada a exposição evocativa da efeméride. A mostra, realizada com o apoio do Museu Militar, vai estar patente na Quinta do Sanguinhal até ao final do mês de Novembro, passando posteriormente para o Museu Municipal.
Esta foi assim a primeira das várias actividades que os Municípios do Bombarral e da Lourinhã vão levar a efeito ao longo do presente e do próximo ano, para assinalar aqueles acontecimentos históricos. A sessão de encerramento das comemorações está agendada para evocar a assinatura da Convenção de Sintra, ocorrida no dia 30 de Agosto de 1808, e terá lugar na Lourinhã.
Realce-se, por último, a presença dos representantes dos Ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, do Embaixador de Espanha e dos Chefes de Estado Maior do Exército e da Força Aérea, assim como do presidente da Liga de Combatentes, dos representantes dos diversos órgãos autárquicos de ambos os concelhos, além de outras individualidades e entidades convidadas e população.
. Soldados que perderam a v...
. O troar dos canhões volto...
. Cardeal Patriarca esteve ...
. Reflexos das invasões fra...
. Programa de Actividades d...
. Raid das Invasões Frances...
. 18º Passeio de Cicloturis...
. Institucional
. Câmara Municipal do Bombarral
. Sobre a Batalha
. Escola Secundária de Bombarral - Batalha da Roliça
. Biblioteca Nacional de Portugal
. Viriatus
. Eventos