Prova de Orientação foi um sucesso
Integrada nas Comemorações do Bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro, a prova foi coordenada pelo Departamento de Educação Física, com o apoio logístico da Câmara Municipal do Bombarral, e teve como pano de fundo a batalha travada na Roliça em 1808. A organização contou ainda com a colaboração dos docentes da disciplina de História que marcaram presença nos pontos de partida para efectuar o enquadramento histórico.
Conforme frisou Emanuel Vilaça, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária do Bombarral, além da vertente desportiva, a prova acabou por ter um valor pedagógico tendo em conta o facto dos alunos terem trilhado os memos percursos que as tropas trilharam em 1808.
Dividida em três percursos, o que era destinado aos alunos do 7º ano simulou a retirada das tropas francesas a partir da Serra do Picoto em direcção à Azambujeira dos Carros, o que foi delineado para os estudantes dos 8º e 9º anos simulou o ataque das tropas anglo-lusas ao exército francês a partir do Vale do Roto, pelo lado direito da Serra do Picoto, enquanto o que se destinou aos restantes participantes simulou o ataque ao exército francês a partir da Columbeira, pelo lado esquerdo da Serra.
Fazendo um balanço desta que foi “a maior actividade desportiva de sempre realizada fora da escola”, Emanuel Vilaça afirmou que “a organização foi fantástica, a logística funcionou muito bem e por isso o balanço é extremamente positivo”. Em termos logísticos, o docente salientou o apoio da Câmara Municipal, a quem coube o transporte dos participantes.
Paulo Coelho
. Soldados que perderam a v...
. O troar dos canhões volto...
. Cardeal Patriarca esteve ...
. Reflexos das invasões fra...
. Programa de Actividades d...
. Raid das Invasões Frances...
. 18º Passeio de Cicloturis...
. Institucional
. Câmara Municipal do Bombarral
. Sobre a Batalha
. Escola Secundária de Bombarral - Batalha da Roliça
. Biblioteca Nacional de Portugal
. Viriatus
. Eventos
