Quinta-feira, 19 de Julho de 2007

Roliça em movimento

Sob a orientação do Presidente da Câmara Municipal, Luís Camilo Duarte, e integrando a presidente da Junta de Freguesia da Roliça, Norberta Santos, o Grupo de Trabalho para as Comemorações dos 200 anos da Batalha da Roliça tem em início de aplicação um vasto e variado programa de acções, que se pretende levar a cabo, desde agora até ao final do ano de 2008.
A primeira actividade pública do Grupo de Trabalho está a decorrer neste momento, dentro das envolvências do 24.º Festival do Vinho Português, e manifestou-se no correspondente acto de abertura e em material de divulgação, exposto e ao dispor dos visitantes no pavilhão da Câmara Municipal. Brevemente se dará notícia desta positiva intervenção.    
É importante realçar também que, para as vertentes internacional e histórica, o Grupo de Trabalho conta com a imprescindível colaboração da British Historical Society of Portugal, na pessoa do seu Vice-Presidente, senhor Clive Gilbert, que nos tem dedicado prestimosa atenção na comunicação de saber e abertura de contactos. Deste frutuoso contributo, para lá de mais valias para o trabalho a desenvolver, sairá seguramente o êxito do esforço que leve à recuperação e dignificação da sepultura do tenente-coronel Lake, militar britânico falecido naquele recontro. 
Cumulativamente, e mais voltado para a vertente francesa da Guerra Peninsular, temos connosco o senhor François Gonzalez de Quijano, natural daquele país e que escolheu o nosso concelho para se radicar. De igual modo e por sua parte, está a colaborar valiosamente com as tarefas que estamos e iremos desenvolver.
As nossas notícias, actividades e ideias passarão a ser uma constante, esperamos, por isso, a sua colaboração, as suas sugestões, o seu ponto de vista, a sua crítica e incentivo. 
Até Breve!
 
publicado por BatalhaRolica às 10:20
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Tomás Urbano a 10 de Setembro de 2007 às 18:41
Exm.os Snr.es
Tendo um particular interesse no período da História de Portugal que se situa no 1º quartel do séc. XIX, iniciei no ano de 2000 um rigoroso trabalho de pesquisa que culminou na realização de um livro. A celebração do bicentenário das invasões em 2007 torna a divulgação deste trabalho em algo actual. Esta obra literária - um romance histórico - narra o percurso de um jovem, de Novembro de 1807 a Setembro de 1808. Nesta obra há descrições pormenorizadas de vários acontecimentos históricos, nela estando incluída a batalha da Roliça. O livro é uma edição de autor em formato e-book, e é o primeiro - tanto quanto eu sei - que se edita em Portugal neste suporte. Nele se encontram dois mapas animados, com os movimentos das batalhas da Roliça e Vimeiro que caso V.as Ex.as estejam interessados posso enviar gratuitamente, para que o usem neste site.
Para um eventual contacto poderá ser utilizado o e-mail que existe no blog cujo endereço indico : http://sinetedigitaleditora.blogspot.com/
Termino feilcitando-os pela iniciativa que tomaram, pois actos culturais que relembram a nossa História e o nosso património são cada vez mais raros.
Com os melhores cumprimentos

Tomás Urbano

Comentar post

.O Grupo de Trabalho

.SlideShow

.Videos

.Tempo

Weather Forecast | Weather Maps

.Local da Batalha


Ver mapa maior

.Artigos Recentes

. Soldados que perderam a v...

. O troar dos canhões volto...

. Cardeal Patriarca esteve ...

. Reflexos das invasões fra...

. Um eco do passado...

. Ten. Coronel George Lake

. Programa de Actividades d...

. Raid das Invasões Frances...

. Passeio de Cicloturismo

. 18º Passeio de Cicloturis...

.Links

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivo

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.Pesquisar neste blog

 

.Fale connosco

e-mail

.É o visitante nº


.Subscrever feeds

..