Terça-feira, 20 de Novembro de 2007

Sessão solene abre comemorações

Cerca de três centenas de pessoas assistiram no passado dia 17 de Novembro, Sábado, à sessão solene de abertura das comemorações do Bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro, que teve lugar na Quinta do Sanguinhal, no Bombarral.

Num evento cheio de simbolismo, um dos pontos altos desta sessão foi sem dúvida o apontamento histórico do Coronel Américo Henriques, que no final da sua intervenção foi aplaudido, de pé, durante largos minutos por todos os presentes. 

Através das suas palavras, o Coronel fez-nos viajar até ao ano em que tudo começou, dando-nos conta, ao pormenor, de todos os factos que ocorreram até à derrota das tropas francesas. O relato foi feito de forma tão detalhada que, em determinados momentos, quase que parecia estarmos no meio da batalha com soldados ingleses de um lado e soldados franceses do outro.

Antes deste apontamento histórico, os presentes tiveram ainda oportunidade de escutar alguns poemas escolhidos por Adriana Nogueira, poemas que nos falaram de guerras e batalhas mas também de coragem e de paz. Manuel Alegre e Luís de Camões foram dois dos poetas focados pela interveniente.

As outras duas intervenções da tarde, pertenceram aos presidentes dos Municípios do Bombarral e da Lourinhã que, ao salientar a parceria entre as duas autarquias, recordaram os principais objectivos destas comemorações.

A sessão solene contou ainda com dois momentos musicais dedicados à Paz, a cargo do grupo coral “In Vita Musica”, do Bombarral.

Também neste dia foi inaugurada a exposição evocativa da efeméride. A mostra, realizada com o apoio do Museu Militar, vai estar patente na Quinta do Sanguinhal até ao final do mês de Novembro, passando posteriormente para o Museu Municipal.    

Esta foi assim a primeira das várias actividades que os Municípios do Bombarral e da Lourinhã vão levar a efeito ao longo do presente e do próximo ano, para assinalar aqueles acontecimentos históricos. A sessão de encerramento das comemorações está agendada para evocar a assinatura da Convenção de Sintra, ocorrida no dia 30 de Agosto de 1808, e terá lugar na Lourinhã.

Realce-se, por último, a presença dos representantes dos Ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, do Embaixador de Espanha e dos Chefes de Estado Maior do Exército e da Força Aérea, assim como do presidente da Liga de Combatentes, dos representantes dos diversos órgãos autárquicos de ambos os concelhos, além de outras individualidades e entidades convidadas e população.

publicado por BatalhaRolica às 10:45
link do post | comentar | favorito

.O Grupo de Trabalho

.SlideShow

.Videos

.Tempo

Weather Forecast | Weather Maps

.Local da Batalha


Ver mapa maior

.Artigos Recentes

. Soldados que perderam a v...

. O troar dos canhões volto...

. Cardeal Patriarca esteve ...

. Reflexos das invasões fra...

. Um eco do passado...

. Ten. Coronel George Lake

. Programa de Actividades d...

. Raid das Invasões Frances...

. Passeio de Cicloturismo

. 18º Passeio de Cicloturis...

.Links

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivo

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.Pesquisar neste blog

 

.Fale connosco

e-mail

.É o visitante nº


.Subscrever feeds

..