Sexta-feira, 15 de Junho de 2007

Bombarralenses,

É para vós que dirijo, em primeiro lugar, estas palavras simples, para iniciar este espaço de partilha de informação, relacionada com a Comemoração do Bicentenário das batalhas de Roliça e Vimeiro. Este evento enquadra-se na Comemoração das Guerras Peninsulares, especialmente na 1ª Invasão Francesa.

 

Passam duzentos anos sobre esta Invasão e há um conjunto de efemérides que pretendemos assinalar, com ênfase no dia 17 de Agosto de 2008, bicentenário da Batalha da Roliça e no dia 21 do mesmo mês, bicentenário da Batalha do Vimeiro.

 

Nesse sentido, levaremos a efeito um conjunto de iniciativas e actividades, as quais terão início oficial no dia 19 de Novembro de 2007 e se estenderão até ao final do ano seguinte.

 

Não se trata de celebrar a guerra. Trata-se de assumir um passado comum com povos que fazem agora parte de uma mesma Comunidade e souberam construir entre si uma paz duradoura. É essa paz que celebramos.

 

Pretendemos incluir neste processo, de forma significativa, os três países que connosco viveram a Guerra Peninsular: a Inglaterra, a Espanha e a França. Estamos confiantes quanto ao sucesso deste envolvimento, pois foram já dados alguns passos, seguros, nesse sentido.

 

Pese o envolvimento de toda a nação Portuguesa no esforço militar da 1ª Invasão, foi na Roliça e no Vimeiro que se deram os principais confrontos militares. Trata-se de dois episódios marcantes da nossa história colectiva e decorreram no espaço de dois concelhos vizinhos: o Bombarral e a Lourinhã.

 

Desde o primeiro impulso, oriundo da Acção Católica Rural, procurei estimular e desenvolver este processo, atribuindo-lhe a importância que certamente merece. A partir desse momento que a Câmara Municipal da Lourinhã e a Junta de Freguesia do Vimeiro são parceiros firmes e empenhados, espelho de uma simetria de esforços que a Câmara Municipal do Bombarral e a Junta de Freguesia de Roliça vão imprimindo a este ambicioso projecto.

 

O modelo adoptado, até agora consensual, não se esgota nas iniciativas institucionais. Antes pelo contrário, pretende-se um envolvimento geral de todas as forças vivas dos concelhos abrangidos e dos concelhos limítrofes, num esforço que pretendemos tenha escala regional. A apertada relação que um passado comum nos conferiu é com toda a certeza uma boa âncora para a identidade do Oeste que vamos construindo.

 

O envolvimento da sociedade civil que promoveremos é o mais amplo possível. Reservámos em vários pontos do Programa espaço para iniciativas, essencialmente colectivas mas também individuais, que garantam a diversidade de opiniões e formas de expressão, balizadas pelo enquadramento temático e pela viabilidade de execução. Procuraremos sobretudo sugerir, estimular e apoiar acções junto de instituições ou personalidades individuais, mas acolheremos de bom grado a espontaneidade e a inovação, seja qual for a sua origem.

 

Termino, com uma palavra de estímulo à participação neste Blog, espaço dedicado à comunicação entre todos os interessados no tema, e que mesmo estando distantes fisicamente, poderão assim estreitar laços e participar igualmente em todos os actos.

 

Muito obrigado.

Luís Camilo Duarte

publicado por BatalhaRolica às 12:00
link do post | comentar | favorito

.O Grupo de Trabalho

.SlideShow

.Videos

.Tempo

Weather Forecast | Weather Maps

.Local da Batalha


Ver mapa maior

.Artigos Recentes

. Soldados que perderam a v...

. O troar dos canhões volto...

. Cardeal Patriarca esteve ...

. Reflexos das invasões fra...

. Um eco do passado...

. Ten. Coronel George Lake

. Programa de Actividades d...

. Raid das Invasões Frances...

. Passeio de Cicloturismo

. 18º Passeio de Cicloturis...

.Links

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivo

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.Pesquisar neste blog

 

.Fale connosco

e-mail

.É o visitante nº


.Subscrever feeds

..