Terça-feira, 18 de Março de 2008

Mais de 150 pessoas na inauguração do Caminho da Roliça

Mais de 150 pessoas participaram no passado Sábado, dia 15 de Março, na caminhada inaugural do percurso pedestre “O Caminho da Roliça”, actividade integrada nas Comemorações do Bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro.

A partida ocorreu passavam poucos minutos das 9.30 horas da manhã junto ao painel de azulejos alusivo à Batalha da Roliça, onde os participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Luís Camilo Duarte.


Coordenado pelo Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa, que também participou neste evento, o percurso tem uma extensão de aproximadamente 11 quilómetros, passando pelos pontos mais importantes da batalha entre os exércitos francês e luso-britânico, locais onde foram efectuados alguns apontamentos históricos.


Da localidade da Roliça os caminhantes seguiram até à Columbeira, subindo a encosta da Serra do Picoto em direcção ao local onde se encontra o túmulo do Tenente-Coronel Lake. Rumaram de seguida ao alto daquela Serra, regressando depois à Roliça.


A actividade continuou na Columbeira com um almoço oferecido pelo Centro Recreativo e Desportivo Columbeirense. Além da colectividade, a acção teve ainda o apoio da Junta de Freguesia da Roliça através da distribuição de garrafas de água, fruta e sandes ao longo do percurso, para cuja abertura e identificação muito contribuíram o Senhor François Quijano e o Engenheiro Pombo Duarte, presidente do CAAL, para além de elementos da colectividade da Columbeira.


Os participantes afectos ao Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa tiveram ainda oportunidade de visitar a vila do Bombarral. O Largo da Igreja, a Mata Municipal, a Praça do Município, o Edifício dos Paços do Concelho, o Anfiteatro Municipal e o Museu Municipal foram alguns dos locais que integraram a visita guiada.


Tendo em consideração a grande adesão de pessoas à inauguração do percurso pedestre, encontra-se já a ser planeada uma outra caminhada. A data da realização da mesma será divulgada oportunamente.


Os interessados em participar nesta actividade deverão efectuar a sua inscrição no Gabinete de Informação, Relações Públicas e Turismo da Câmara Municipal ou pelo telefone 262609046.


 

Paulo Coelho

publicado por BatalhaRolica às 11:34
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Hernani a 11 de Maio de 2008 às 15:40
Porreiro! Ainda na semana passada falava com um amigo meu sobre o facto de em Portugal não se promover devidamente os passeios pedestres, pois não existem caminhos balizados nem com segurança para os caminhantes. <Pensava justamente no valor cultural e até económico que esses caminhos trariam para as comunidades locais. Um dos exemplos são de factos os caminhos percorridos pelo exército de Napoleão, ou as linhas de Torres e ainda os caminhos portugueses de Santiago, a recuperação das antigas vias romanas ou, porque não o caminho empreendido pelos doentes e pela Rainha D. Leonor de Lisboa até às Caldas, passando pelo Carvalhal, onde existe as ruínas da albergaria mandada construir por ela e que poderia até ser restaurada para acolher os marchantes do séc. XXI que passassem pelo nosso concelho rumo a norte ou a Lisboa. Existem cada vez mais pessoas interessadas em fazerem passeios pedestres de médio e longo curso (como os RG existentes na França e no centro da Europa). Eu desenvolvi uma paixão por este tipo de passeios onde vivo, onde existem muitos grupos. já participei na Bélgica, no Luxemburgo, na Alemanha e na Irlanda. Espero fazer um dia o Caminho de Santiago partindo de Lisboa e passando pelo Bombarral onde eu acredito que ele passasse há séculos atrás , como demonstra um mapa que eu descobri na net , de um caminho que passava por Sintra e Torres Vedras. Fiquei contente que no Bombarral se criem caminhos. Espero que eles sejam bem preservados, bem sinalizados e que sua divulgação seja bem feita. E, já agora, que os 11 km venham a ser muitos mais, contando, é claro com as sinergias entre os concelhos atravessados pelos exércitos luso-britânico e francês. Porreiro seria que pudéssemos caminhar de Almeida até às linhas de Torres sem termos de meter um pé numa estrada nacional.

Comentar post

.O Grupo de Trabalho

.SlideShow

.Videos

.Tempo

Weather Forecast | Weather Maps

.Local da Batalha


Ver mapa maior

.Artigos Recentes

. Soldados que perderam a v...

. O troar dos canhões volto...

. Cardeal Patriarca esteve ...

. Reflexos das invasões fra...

. Um eco do passado...

. Ten. Coronel George Lake

. Programa de Actividades d...

. Raid das Invasões Frances...

. Passeio de Cicloturismo

. 18º Passeio de Cicloturis...

.Links

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivo

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.Pesquisar neste blog

 

.Fale connosco

e-mail

.É o visitante nº


.Subscrever feeds

..